Follow Playmaker on Twitter
O ranking é divulgado pela FIFA quatro vezes ao ano às sextas-feira (sempre na semana de divulgação do Ranking Mundial da FIFA) e são consideradas apenas as partidas realizadas até a terça-feira anterior a divulgação.

Fundamentos do método de elaboração do ranking

A fórmula básica do ranking mundial feminino da FIFA (WWR) é bem simples:

novo WWR = último WWR + (real - previsto)

O resultado da partida é convertido num valor denominado «real» na fórmula acima. Através de alguns cálculos, a diferença de pontuação (força) entre os adversários é transformada no chamado valor «previsto».

Se o valor «real» for maior, a nova posição no ranking será mais alta do que a antiga o que é justo, já que a selecção terá tido um aproveitamento melhor do que o esperado. A selecção que ficar aquém da expectativa perderá a mesma quantidade de pontos a ser atribuída ao adversário. O resultado «previsto» será maior do que o resultado «real», ou seja, a selecção não teve um aproveitamento conforme o esperado.

A conclusão que pode ser extraída desta regra básica é que o número de pontos que uma selecção obtém pela vitória depende da força do adversário. A vitória sobre uma selecção mais modesta praticamente não melhora a classificação no ranking, ao passo que a vitória sobre uma selecção mais forte é recompensada com um aumento nítido da pontuação.

Resultado real da partida

O resultado real da partida é expresso na forma de uma "percentagem real da partida", simbolizada por A.
Obviamente, o critério mais importante é ganhar ou perder. No entanto, a diferença e a quantidade de golos marcados também são levados em consideração.

Partida realizada em casa, fora ou em campo neutro

Para corrigir o valor em função da vantagem de jogar em casa, o número de pontos da selecção da casa sofre um aumento H. Se observarmos os resultados, perceberemos que, historicamente, as equipas têm melhor aproveitamento em casa do que fora; os visitados conquistam 66% dos pontos, enquanto os visitantes ficam com 34% dos mesmos. A fim de neutralizar este efeito, faz-se uma correcção que incrementa a pontuação da selecção da casa em 100 pontos (equivalente a 64%).

Importância da partida

Em comparação com os amigáveis, as partidas de competição são um indicador muito mais exacto da força de uma selecção. Este elemento é levado em conta através da introdução de um factor de importância da partida, chamado factor M, cuja diferença máxima entre as competições é quatro.

Diferença de pontuação

A diferença de pontuação entre dois adversários é utilizada na previsão do resultado da partida. Para cada selecção, a "percentagem prevista da partida", simbolizada por P, equivale a um valor entre 0 e 1, em função da diferença de pontuação.

O índice é escolhido de modo que a melhor selecção do mundo possa obter pontuação superior a dois mil. Já as selecções estreantes podem ganhar cerca de mil pontos.

Fonte: Fifa.com